Camila Vergara.JPG

bio

Apaixonada por criar imagens poéticas através do corpo em movimento, Camila Vergara é bailarina, atriz, educadora e produtora.

Atua em projetos artísticos e pedagógicos e cultiva uma prática de pesquisa continuada em artes cênicas, desde 2011. Vem se dedicando à pesquisa em dança contemporânea, com ênfase na improvisação. É cofundadora do grupo Máscara EnCena, no qual desenvolve pesquisa no campo das formas animadas, através das máscaras inteiras expressivas. 

 
Camila Vergara.jpg

como idealizadora

Juntamente com os artistas Alexandre Borin, Fábio Cuelli e Mariana Rosa, deu origem ao grupo Máscara EnCena [2014], em Porto Alegre. No grupo, participa ativamente desde à idealização dos projetos, atuando como atriz e diretora de produção. Dentre os principais trabalhos do grupo destacam-se os espetáculos Imobilhados e 2068. O grupo vem se destacando na cena teatral, tendo tido sua estreia internacional no Festival Masq’Alors (Canadá) e tendo recebido diversos prêmios.  

​Em 2020, idealizou o projeto autoral Corpo-Carta, que tem como objetivo investigar a improvisação em dança por meio de estímulos poéticos que potencializam a dança através da imaginação. 

Desenvolve com o artista Caio Amon uma pesquisa integrada entre improvisação e vídeo, originando projetos experimentais de vídeo-dança como Rose e Avena. Atualmente estão em processo de criação do vídeo-dança Soleil [BR/CAN]. 

​como atriz, bailarina, performer

Integra o grupo Máscara EnCena [2014], atuando nos espetáculos Imobilhados [2017] e 2068 [2019] (ambos com direção de Liane Venturella) e nos filmes 206820 (direção de Mauricio Casiraghi) e Imobilhados na Quarentena (colaboração com Eroica_conteúdo). 

Colaborou com o grupo Teatro Geográfico [2013 – 2014] tendo atuado nos espetáculos O MAPA, Geocoreografia e Serenata Geográfica, com direção de Tatiana Vinhais. 

Integra o coletivo Criação Kamikaze [2019], tendo atuado na performance Maratona de Dança Kamikaze, e no vídeo-dança Oxigênio, com direção de Renata de Lélis. 

Colabora com o Coletivo Habitantes, tendo atuado e participado na criação do argumento do filme curta-metragem TERATOMA [2020], com direção de Renata de Lélis.

Trabalhou como bailarina e performer com o diretor Marcelo Restori, nos trabalhos Ópera Açoriana (BR/PT) [2014], O Amor sobre o Concreto da Cidade [2015] e MITHOS [2016]. 

 

Participou como bailarina convidada do espetáculo BIT, da renomada cia francesa Maguy Marin, durante temporada do espetáculo em Porto Alegre, no Festival Porto Alegre em Cena [2016]. 

Integrou o elenco do espetáculo Os Plagiários: Um inventário ficcional sobre Nelson Rodrigues, com dramaturgia de Diones Camargo e direção coletiva de Jezebel de Carli, Marcelo Restori, Guadalupe Casal e Mario de Balenti.

 

Como atriz, destaca-se a participação no cinema gaúcho em: filme longa-metragem PONTO ZERO [2015], com direção de José Pedro Goulart, série de TV Banalidade do Mal [2021], com direção de Fabio Canali, filme longa-metragem Depois de Ser Cinza, com direção de Eduardo Wannmacher, vídeo-arte Antes do Azul [2019], da artista visual Romy Pocztaruck.

como educadora

Há um ano vem ministrando aulas de dança e improvisação (Suculentas) no formato online para alunos de distintas cidades do mundo. 

É ministrante da Oficina Corpo-Máscara junto com o grupo Máscara EnCena, desde 2017. A oficina já passou por diversas cidades do Brasil, através de circulações e festivais em que o grupo esteve presente. 

É idealizadora e ministrante da Oficina Corpo-Carta, que investiga a improvisação em dança, por meio de estímulos poéticos.

Em 2020, ministrou a disciplina O Corpo do Ator (10h), no Curso Profissionalizante de Teatro da Escola Tem Gente Teatrando (Caxias do Sul), com direção de Zica Stockmans. 

Em 2016, realizou estágio de docência no Colégio de Aplicação da UFRGS, durante 2 semestres, com orientação da professora Ana Fuchs. 

formação

É graduada em Teatro – Licenciatura pela UFRGS [2016], com o trabalho de conclusão de curso: “Alors Danse: Uma viagem em busca de um ensino sensível.” 

Em 2011, completou o Curso Profissionalizante de Formação de Atores do TEPA (BR) , ministrado por Jezebel de Carli, Adriano Basegio, Fernando Kike Barbosa e Gina Tochetto. [630h]

Em 2012, completou o Curso de Aperfeiçoamento em Estilos Teatrais  do TEPA (BR), ministrado por Daniela Carmona. [198h]

Participou das 5 edições da Residência Artística Territórios da Máscara, produzidas pelo grupo Máscara EnCena e ministradas por: Adriano Iurissevich (Itália – 2016), Liane Venturella (BR – 2017), Tiche Vianna (BR – 2018) e Hajo Schüler – Cia Familie Flöz (Alemanha – 2019). 

Em 2014, participou do Summer Intensive em Clown na École Philippe Gaulier (França). [60h]

Em 2014, participou da residência artística com a Cia Muovere, dirigida por Jussara Miranda, que resultou no espetáculo de dança contemporânea REMIX. [64h]

Em 2016, ganhou bolsa para participar do estágio de atuação 19º Reencontre Internacional de Théâtre L’ARIA (Córsega), integrando o elenco dos espetáculos ABELE S., com direção de Serge Nicolai e Leonce et Lena, com direção de Fabrice Michel. [140h]

Em 2017, participou do Summer Intensive com a Cia Les Ballets C de la B (Bélgica), com ênfase na residência Monkey Mind ministrada por Lisi Estaras. [70h]. 

Em 2020, participou de residência artística online com a artista Morena Nascimento (Brasil), que resultou na performance Coração Delay. 

Iniciou os estudos em ballet clássico em 1997 na Escola de Dança Ballet Chemale, onde permaneceu até 2007. Seguiu aprimorando os estudos com diversos professores, através de festivais de dança e oficinas livres. Destacam-se os estudos na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Teatro Municipal RJ), e a formação no Método Royal Ballet of Dance (UK) – Advanced with Distinction.

 

Desde 2009, vem estudando dança contemporânea. Iniciou na Escola de Dança Deborah Colker (RJ), com Ana Paula Marques, e seguiu os estudos regulares com Eva Schul (Ânima Cia de Dança/RS) e Andrea Spolaor (RS). 

 

Participou de diversos workshops e cursos livres ministrados por: 

 

Serge Nicolai (França) – Théâtre du Soleil [2012, 2015 e 2016]

Andreas Simma (França) – Théâtre du Soleil [2012]

Roberta Carreri (Dinamarca) – Odin Teatret [2014]

Shamel Pitts (EUA) – Gaga Dance [2018]

Adrian Look (UK) – German Thanztheatre [2019]

Leela Alaniz (França) - Mimo Corpóreo [2013]

Raquel Sokolowicz (Argentina) – Clown [2015]

Adriano Basegio (Brasil) - View Points [2015]

Dani Lima (Brasil) - Poética Cotidiana do Corpo [2013]

Beatriz Sayad (Brasil) – Jogo de Cena [2013]

Christian Duuorvoot (Brasil) – Ator Imaginário [2014]

Inês Marocco (Brasil) – Máscara Neutra [2016]

Nelson Pacheco (Brasil) – Linguagem Deborah Colker [2020]

Para acessar o currículo lattes, clique aqui

 

Clique aqui para baixar o CV em PDF

 

CONTATO

 

camilavergaramc@gmail.com

Tel: +55 51 99519.5589

@camilakvmc